Nunca tínhamos feito geleia mas, desta vez, como decidimos experimentar. Era fácil. Tínhamos as cascas e os caroços dos marmelos. E uma velha receita guardada lá em casa. Nas nossas cabeças tudo se desenrolaria na perfeição. A prática foi... diferente, não houve perfeição, nem nada que se lhe pareça. Chamar-lhe-ia antes um desastre - o desastre do tempo de cozedura.
Ingredientes:
- cascas e caroços de marmelos
- água
- 750 g de açúcar branco
Preparação:
Colocar as cascas e os caroços numa panela, deixando-os rasos de água. Deixar ferver. Depois, com a ajuda de um pano, coar a água. Obtivemos cerca de um litro de líquido, ao qual adicionamos 750 g de açúcar. Levar de novo a cozinhar até atingir o ponto de estrada.
O que falhou?
Depois de falarmos com alguns entendido na matéria, chegamos a algumas conclusões. A primeira é que deixamos as cascas e os caroços cozer pouco tempo (acho que leva imensoooo tempo, a água tem de reduzir para metade).
Confesso que a geleia não atingiu o ponto de estrada :(, embora tenha estado bastante tempo ao lume depois de coada. Era necessário ainda mais?
Bem, não correu bem. O sabor estava bom, mas a consistência ficou aquém do desejado. Estava líquida, demasiado líquida. Para o próximo ano, talvez me aventure e tente fazer geleia de novo. Talvez resulte melhor. Quiça!
Avaliação dos Pataniscas: 2 (o sabor estava bom)
Avaliação de 1 a 5
Sem comentários:
Enviar um comentário