quinta-feira, 9 de maio de 2013

Feijoada à Portuguesa

Não temos muito o hábito de fazer feijoada, mas já andava há dias com vontade de comer feijoada, quase sentia o aroma da feijoada no ar (e não não ando com desejos de grávida). Voilá fizemos uma feijoada e soube tão bem, soube a comidinha de mãe, daquela que reconforta o estômago...nham...nham..

Ingredientes

·           600 g de feijão vermelho
·           Meio chispe salgado de véspera
·           300 gr. de carne de porco
·           1 chouriço de carne
·           1 farinheira
·           4 colheres de sopa de azeite
·           2 dentes de alho
·           1 cebola
·           1 cenoura
·           Polpa de tomate
·           Meia couve-flor
·           1,5 dl de vinho branco
·           1 folha de louro
·           Sal e picante a gosto

Preparação

Demolhe previamente o feijão e, depois, leve-o a cozer em água temperada de sal, com um fiozinho de azeite. Não deixe que coza em demasia para que depois não derreta. Reserve o feijão e também a água de cozer o feijão.
Coza o chispe, a carne de porco e a farinheira num tacho à parte. Não deixe cozer a carne demasiado. Quando a carne estiver cozida retire do tacho, deixe arrefecer e corte em pedaços não muito grandes. Reserve.
Leve um tacho ao lume com o azeite, a cebola picada, os dentes de alho picados e a folha de louro até alourarem, tendo o cuidado de ir mexendo. Corte a cenoura às rodelas e junte. Deixe cozinhar um pouco. De seguida, adicione o chouriço cortado às rodelas, mexa e junte então o tomate. Nós usamos concentrado de tomate caseiro (feito cá em casa e depois congelado), mas poderá substituí-lo por polpa de tomate.
Deixe refogar um pouco. Adicione o chispe e a carne de porco partidos aos bocados, tape e deixe alourar um pouco a carne. Deite o vinho branco.
Por fim, adicione o feijão cozido, com o caldo de cozer o feijão, suficiente para cobrir tudo muito bem. Adicione também a couve-flor partida em bocados não muito grandes. Tempere com sal e picante e deixe apurar, 10 minutos, em lume brando.
Corte a farinheira às rodelas e adicione no tacho. Deixe cozinhar mais 5 minutos em lume brando.

Avaliação dos Pataniscas: 4
Avaliação de 1 a 5

4 comentários:

  1. É um prato que gosto bastante e que é muito raro fazer!
    A tua está com um aspecto delicioso :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. E sabe mesmo mto bem :)
    Está com óptimo aspecto!!
    beijinhos

    ResponderEliminar