quarta-feira, 19 de março de 2014

Horta Biológica: sementeiras

Hoje vamos falar sobre sementeiras. Sementeiras, tal como o nome indica, deriva da palavra sementes. Significa semear sementes. Muitas plantas devem ser semeadas e colocadas no parapeito da janela da cozinha, na estufa ou em outro local protegido (basta que tenha uma boa luminosidade, mas sem a luz solar a incidir diretamente, pelo menos até germinarem) e depois transplantadas para um local definitivo como a horta, a varanda, um vaso.

Qual a profundidade que deve plantar as suas sementes? Poderá fazer testes e semear as sementes a diferentes níveis de profundidade. Mas regra geral, as sementes maiores semeiam-se mais fundas, como a de abóbora, e as sementes mais pequenas semeiam-se mais à superfície para germinarem melhor, como as sementes de rabanete. Como são mais pequenas podem ter mais dificuldade em perfurar a terra e chegar cá a cima. Além disso, a terra não deve ser tão acalcada.

A agricultura biológica privilegia as espécies e variedades de sementes rústicas, que já foram cultivadas pelos nossos antepassados e que são passadas de geração em geração.  Estas sementes têm a vantagem de estarem bastante adaptadas ao nosso solo e às condições climatéricas locais. E são mais resistentes, em situações de condições climatéricas adversas conseguem manter uma produção razoável. Por isso, guardem as sementes dos vossos avós, pais e aproveitem de ano para ano essas sementes. Assim, pode evitar-se a extinção de sementes raras.

Que sementes usar nas nossas sementeiras? Sementes de alface, pepino, rúcula, feijão, pimentos, tomateiros, cebola, entre outras.  

O que é necessário para fazer as sementeiras? As sementes, os recipientes para as colocar, a terra e o húmus, obtido por compostagem e/ou vermicompostagem. Cá em casa vamos buscar terraço aos pinhais, é ótimo para encher os nossos recipientes. Depois, muito importante, é regar sempre que for necessário. Também devemos escolher um bom local para as nossas sementeiras, com uma boa exposição solar. Experimentem colocar algumas sementeiras no parapeito da janela da cozinha, vão poder observar como as plantas procuram a luz solar… em muitos casos atém esticam o “pescoço” para o encontrarem e ficam tortas. 

Onde deve fazer as suas sementeiras? Cá em casa costumamos reciclar o que temos por aqui. Pode usar cuvetes, copos de iogurte, caixas de ovos, pacotes de leite cortados, rolos de papel higiénico, garrafas de plástico, embalagens de plástico, entre outros. 


As embalagens plásticas funcionam como mini-estufas. Assim como os garrafões de água.

Os rolos de papel higiénico têm a vantagem de não ser necessário remover a planta aquando da transplantação. O rolo com a planta é colocado diretamente na terra pois decompõe-se facilmente, sendo biodegradável.

Veja na figura como deve fazer.
1º dê vários cortes no rolo
2º dobre esses cortes para fazer o fundo
3º encha os rolos de terra e semeei as sementes
4º coloque os rolos num tabuleiro e regue


Se preferir, não corte os rolos. Num tabuleiro espalhe alguma areia e coloque sobre esta os rolos que devem ficar levemente enterrados na areia. Depois encha-os de terra. A areia vai permitir que os rolos se mantenham de pé e servir de drenagem para a água escoar facilmente.

O que deve saber mais?
Coloque duas a três sementes por recipiente. 
- Não se esqueça de etiquetar as suas plantas com nome. 
- Caso semeie demasiadas sementes e todas vão avante, deve cortar (não arrancar) as que estão a mais, deixando duas ou três por recipiente para ficarem mais resistentes. Isto antes das plantas ficarem "pernudas". 

Quando deve transplantar? Normalmente, deve transplantar a planta quando esta tiver cinco folhas porque a planta está mais forte e reage melhor ao transplante. 
Temos de ter consciência que as sementes têm ritmos diferentes de germinação. Uma semente de rabanete germina num instante, em 2, 3 dias está cá fora. Enquanto uma semente de abóbora leva mais tempo a germinar. Por isso, não podemos estar à espera de ver as nossas sementinhas a germinarem todas ao mesmo tempo. Cada uma tem o seu próprio tempo.

Cá em casa as sementeiras são o melhor método a seguir, semear diretamente na terra, ao ar livre, acaba por não ter os resultados esperados, ou porque não nasce e estamos sujeitos às condições atmosféricas que, muitas vezes, não deixam as nossas sementes nascer. 

Sem comentários:

Enviar um comentário