segunda-feira, 17 de março de 2014

Doce branco com amêndoa e chocolate


Quem não gosta de um doce de colher? Cá em casa adoramos, parece que tem um efeito quase mágico e deixa-nos bem dispostos. O pior mesmo é que “evapora” num instante… primeiro uma taça, depois é só mais uma, …, e quando vamos a ver já não há nada. Depois, e para nos sentirmos melhor, sem aquele sentimento de culpa, dizemos “bem agora não podemos comer doces nos próximos 15 dias”.
Bem, este fim-de-semana, fizemos um doce branco com amêndoa e chocolate da Teleculinária (35ºaniversário). Embora não seja um dos nossos doces preferidos, soube muito bem. Mas para a próxima colocamos menos amêndoa granulada.

Ingredientes:
- 4 folhas de gelatina
- 5 dl de leite
- 1 casca de limão
- 200 g de açúcar
- 1 colher de sopa bem cheia de farinha maisena
- 150 g de amêndoa granulada
- 5 claras
- 150 g de chocolate
- 1,5 dl de natas

Preparação:
     Ponha as folha de gelatina a demolhar em água fria. Leve o leite ao lume com a casca de limão até ferver. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha maisena; junte depois o leite em fio e mexendo sempre, rejeite a casca de limão e leve novamente ao lume até engrossar.
     Retire do lume, adicione a gelatina escorrida e a amêndoa granulada, mexa e deixe arrefecer. Bata as claras em castelo, envolva-as na mistura anterior e leve ao frigorífico até engrossar.
    Pique o chocolate com uma faca, deite-o para um tacho, junte as natas e leve ao lume brando, mexendo sempre, até obter um molho homogéneo. Retire do lume e deixe arrefecer.
     Sirva depois o doce regado com o molho de chocolate. Decore a gosto e, se quiser, polvilhe com mais um pouco de amêndoa granulada.
      Nós decoramos com maltesers J
      
      Avaliação dos Pataniscas: 3
Avaliação de 1 a 5

Sem comentários:

Enviar um comentário