quarta-feira, 26 de março de 2014

Sopa de Agrião


Uma sopinha sabe sempre bem, parece que conforta o estômago. Normalmente, domingo ou segunda-feira à noite, fazemos sopa que dura para dois ou três dias. Ontem foi a vez de uma sopa de agrião, agriões oferecidos pela tia (obrigado tia souberam muito bem J, para a próxima pode mandar mais). Os agriões ainda eram bastantes deram para nós e para oferecer à mana.
Quando descascava as batatas o V, apareceu-me lá a perguntar:
- Como faço os agriões?
- Partes em bocados pequenos…
Foi-se embora… depois de descascar as batatas fui ajudá-lo.
- Mas o que é isto? – perguntei eu.
- Isto o quê?
- Eu disse “partir em bocados pequenos”. Isto são bocados gigantes.
- Se fizesse como tu disseste nem amanhã saía daqui… além disso isto não fura nenhuma tripa.
- Mas ficava mais bonito para a foto do blog.
- Mais bonito… manias de mulher, até as sopas querem bonitas (isto meio a segredar). Desde que estejam saborosas…
Deu-me vontade de rir.
Depois lá fui eu amiudar um bocado os agriões.

Vamos lá então à receita.

Ingredientes:
- 2,5 litros de água
- Aproximadamente 1 kg de batatas
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- Metade de uma curgete
- 2 cenouras
- 2 pedaços pequenos de abóbora
- Agriões
- 1,5 dl de azeite
- Sal líquido SAL&VIDA®



Preparação:
Coloque numa caçarola a água, a cebola, os alhos, as batatas, a curgete, os pedaços de abóbora e as cenouras e leve ao lume. Quando levantar fervura junte o azeite. Deixa-se ferver até que as batatas e os restantes legumes fiquem cozidos. Enquanto as batatas e os legumes cozem aproveite para partir os agriões em pedaços pequenos e lave-os.
Triture com a varinha mágica as batatas, a cebola, os alhos, a curgete, os pedaços de abóbora e as cenouras até obter um creme homogéneo. Coloque a caçarola novamente no lume e quando voltar a levantar fervura deite os agriões e mexa para compor. Deixe ferver por cerca de 10 a 15 minutos e depois é só compor alguns minutos antes de servir.
Temperar a gosto com o SAL&VIDA®. Foi a nossa segunda experiência com este sal e gostamos. 

Avaliação dos Pataniscas: 4
Avaliação de 1 a 5

Sem comentários:

Enviar um comentário