quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Marmelada

Depois de terem roubado os marmelos do marmeleiro que temos no quintal, julguei que este ano era melhor esquecer a marmelada. Felizmente, as coisas não se passaram bem assim. Sim roubaram os marmelos. Mas uma vizinha tinha alguns a mais e deu-nos :). Fizemos para nós e para oferecer a familiares.  Ficou deliciosa e durinha como eu gosto.


Ingredientes:
  • 2, 5 Kg de marmelos (pesados depois de descascados e sem caroços)
  • 2 Kg açúcar amarelo
  • 1 copo de água
Preparação: 

Lave bem os marmelos e retire as peles e os caroços. Parta os marmelos em pedaços. 


Coloque os pedaços num tacho alto com a água e o açúcar (coloquei em camadas, uma de marmelos outra de açúcar, repetindo o processo duas a três vezes). Envolva tudo muito bem. Cá em casa optamos por um tacho alto para quando a marmelada estiver a borbulhar não saltar para fora e salpicar tudo.


Leve ao lume brando e deixe cozer.  Quando o marmelo estiver cozido, passe-o com a varinha mágica. Leve de novo ao lume. A marmelada está pronta quando atingir o ponto de estrada. Diz-se que a marmelada atingiu o ponto de estrada quando, ao atravessar a marmelada com uma colher de pá, esta formar uma estrada e não se voltar a unir. 


Dividir por tacinhas e cobrir com papel vegetal.


Dica: Aproveite as cascas e os caroços dos marmelos para fazer geleia. Para conservar a marmelada por longos períodos, depois de fria, deve pincelá-la com aguardente e depois cobri-la com o papel vegetal.


Avaliação dos Pataniscas: 4
Avaliação de 1 a 5

1 comentário: