terça-feira, 8 de abril de 2014

Migas com feijão-frade


Migas com feijão-frade já é uma receita recorrente cá em casa. Desta vez, acompanhámos com umas belas sardinhas. Sardinhas congeladas que as frescas nesta altura do ano deixam muito a desejar. Há pouco tempo, vimos sardinhas frescas à venda num supermercado e até pareciam apetitosas, comprámos claro. Estávamos tão desejosos de as comer que as fizemos nesse mesmo dia e hummm….eram horríveis. Os três piores adjetivos para descrever sardinhas aplicam-se na perfeição às nossas. Eram secas, moídas e sem sabor. Mas não desistimos, ainda tínhamos o “bicho” do desejo de comer sardinhas. Dias depois, optámos pelas congeladas. Foi uma decisão acertada. O molho caía nas brasas, um aroma maravilhoso penetrava-nos as narinas e humm… eram deliciosas.  


Ingredientes:
- Couve cortada para caldo verde (nesta época usamos as folhas de 1 molho grelos)
- Feijão-frade
- 1 broa de milho pequena
- 6 dentes de alho picados
- Azeite q.b.
- Sal q.b.

Preparação:
Coloque num tacho água e as couves cortadas como se fosse para caldo verde, tempere de sal e leve a cozer. Num outro tacho coloque água e o feijão-frade (deve demolhar previamente o feijão-frade), tempere de sal e leve a cozer.
Enquanto as couves e o feijão-frade cozem aproveite para esfarelar a broa (nós aproveitamos a côdea mas se preferir pode retirar a côdea) e reserve.
Quando o feijão-frade estiver cozido escorra-o e reserve. Faça o mesmo processo quando as couves estiverem cozidas (escorra e reserve). Reserve também um pouco da água de cozer as couves.
Pique os dentes de alho, junte uma quantidade de azeite bem generosa e leve ao lume num tacho. Tenha em atenção que se pretende que o alho liberte o seu aroma no azeite e, por isso, deve só deixar aquecer o azeite e os alhos picados (não é para o alho fritar).
Junte as couves no tacho do azeite e alhos picados e mexa com uma colher. Seguidamente misture a broa esfarelada no tacho e com o auxílio da colher envolva tudo muito bem para misturar as migas com as couves (e para a broa esfarelada ficar macia e húmida). Finalmente junte o feijão-frade e envolva tudo muito bem (para que fique tudo muito bem misturado). Se as migas ficarem um pouco secas junte um pouco de água de cozer as couves.

Sirva as migas a acompanhar peixe grelhado (sardinhas ou carapaus assados) ou carne grelhada (febras, entremeadas, costeletas).


Avaliação dos Pataniscas: 4,5
Avaliação de 1 a 5

Sem comentários:

Enviar um comentário