terça-feira, 31 de julho de 2012

Rissóis de Pescada


Esta receita foi retirada do Blog O Gosto pela Cozinha e temos a dizer que os rissóis ficaram super apetitosos. Estávamos com algum receio que, depois de tanto tempo na cozinha a preparar estes pitéus, o resultado não compensasse o trabalho. Mas não, valeu a pena e muito. Uma receita que iremos repetir, com toda a certeza. 

Ingredientes

Massa:
·           3 tigelas de farinha
·           3 tigelas de água da cozedura do peixe (pescada)
·           225 gr de margarina
·           Casca de meio limão

Recheio:
·           1 rabo de pescada (com 850 gramas)
·           1 cebola grande
·           3 dentes de alho
·           1 limão
·           1 ramo de salsa
·           1 caneca de leite
·           1 colher bem cheia de farinha maizena
·           3 gemas
·            Pimenta, noz-moscada e sal q.b.
·           Azeite
·           1 colher de margarina

Preparação

Recheio:
Parta o rabo da pescada em postas grossas e leve-as a cozer, com o sal e 3 ou 4 cascas de limão. Quando a pescada estiver cozida retire-a da água e reserve a água da cozedura depois de a coar. Deixe arrefecer um pouco a pescada e depois desfie-a, retirando as peles e as espinhas.
Refogue a cebola e os alhos picados em azeite. Deixe alourar um pouco e depois junte a margarina. Deixe refogar mais uns instantes e depois junte a pescada e coloque o sumo de meio limão e a salsa picada mexendo sempre. Baixe o lume do fogão.
À parte numa tigela junte a farinha maizena com o leite e misture bem. Junte esta mistura no refogado mexendo sempre e adicione a pimenta e a noz-moscada e veja se é necessário retificar de sal.
Bata as gemas. Retire o refogado do lume e adicione as gemas batidas mexendo sempre. Leve novamente ao lume durante um minuto ou dois para compor.

Massa:
Coloque um tacho antiaderente ao lume com a água da cozedura do peixe, a margarina e a casca de meio limão. Deixe levantar fervura e depois retire a casca de limão. Adicione a farinha aos poucos, mexendo sempre durante alguns minutos até a massa formar uma bola. Quando formar a bola continue a mexer a massa até formar uma crosta. Assim que tiver uma crosta a massa está pronta. Apague o lume e deixe arrefecer um pouco a massa.
Depois coloque a massa numa bancada e amasse-a muito bem com as mãos.
Extraia pequenas porções de massa e com a ajuda de um rolo estique-as.
Com a ajuda de uma colher de sopa coloque uma porção de recheio na massa esticada, dobre a massa, ficando o recheio dentro das duas partes da massa e com a ajuda dos dedos una bem as duas partes da massa. Com a ajuda de uma forma para rissóis ou um copo corte a massa.


Avaliação dos Pataniscas: 4,5
Avaliação de 1 a 5  

2 comentários:

  1. Eu cá acho que ficaram com muito bom aspecto :)

    Belo começo querida!!

    beijocas e diverte-te

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado miga. Apesar de ser suspeita, garanto-te que ficaram mesmo bons :)
      Beijinhos

      Eliminar